Quais danos os nematoides causam nas culturas?

Diferentes culturas são afetadas por diferentes tipos de nematoides.
Image

Diferentes culturas são afetadas por diferentes tipos de nematoides. Os danos variam, dependendo da espécie do parasita e da plantação em questão. Abaixo, listamos alguns dos principais impactos causados pelos nematoides na agricultura brasileira:

            - Cultura de Algodão: Atingida principalmente pelo nematoide das galhas, o reniforme e o das lesões radiculares. Entre os impactos causados, está a redução de 20% a 30% da produtividade. O nematoide das galhas pode causar perdas maiores, ao redor de 40%.

            - Cultura de Batata: Atingida principalmente pelo nematoide reniforme e das galhas. As batatas afetadas murcham, apresentam folhas amarelas e normalmente crescem pouco. Os parasitas do gênero Meloidogyne causam galhas nas superfícies dos tubérculos.

            Já os nematoides das lesões costumam entrar nos tubérculos pelas lenticelas, e daí invadir tecidos em volta, produzindo lesões circulares de tamanho variável, conforme a população do parasita e o grau de resistência da batata. Além disso, às vezes as lesões formadas pelos nematoides podem ser colonizadas por micro-organismos saprófitos e o tubérculo se tornar imprestável para comercialização.

            - Cultura de Café: No cafeeiro, os nematoides mais danosos são o das galhas e o das lesões radiculares. As plantas atacadas apresentam diversos tipos de sintomas, como a presença de galhas nas raízes, clorose, redução e deformação do sistema radicular, decréscimo da eficiência das raízes em absorver e translocar água e nutrientes, menor crescimento da parte aérea, desfolhamento em reboleiras e menor produção, culminando com a morte.

- Cultura de Milho: Dos nematoides que parasitam o milho os nematóides do gênero Pratylenchus spp. são os de maiore importância, com destaque para as espécies de Pratylenchus brachyurus e Pratylenchus zeae.

            Os sistemas radiculares parasitados por nematoides são menos eficientes na absorção de água e nutrientes da solução do solo. Uma planta parasitada tem seu crescimento reduzido, apresenta sintomas de deficiências minerais e a produção é reduzida. Uma cultura de milho atacada por nematoides apresenta, em sua parte aérea, os seguintes sintomas: plantas enfezadas e cloróticas, sintomas de murcha durante os dias quentes, com recuperação à noite, espigas pequenas e mal granadas. Esses sintomas dão à cultura do milho uma aparência de irregularidade, podendo aparecer em reboleiras ou em grandes extensões.

- Cultura de Soja: No Brasil, as espécies Meloidogyne javanica e M. incognita de nematoides formadores de galhas destacam-se pelos danos que causam à soja.

            Nas áreas onde ocorrem, observam-se manchas em reboleiras nas lavouras, onde as plantas de soja ficam pequenas e amareladas. As folhas das plantas afetadas normalmente apresentam manchas cloróticas ou necroses entre as nervuras. Nas raízes das plantas atacadas observam-se galhas em números e tamanhos variados, dependendo da suscetibilidade do cultivo de soja e da densidade populacional do nematoide.

Fontes:

http://www.nematoides.com.br/index/

VEJA MAIS
Você está em
  • Envie sua duvida para a gente!

    Preencha todos os campos abaixo e registre sua duvida, nossa equipe de especialistas retornara seu contato o mais breve possivel.

Envie sua duvida para a gente!

Enviar mensagem
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Cadastre-se no Portal
Receba notícias exclusivas sempre em primeira mão.
APROVEITE E BAIXE O APLICATIVO GRATUITAMENTE
FECHAR
FECHAR