• Busca:
Blog

Manejo de nematoides é assunto sério

18 de setembro de 2014 as 11:53 Postado por: Admin Manejo de nematoides é assunto sério

O nematicida Rugby 200 CS foi apresentado em Araguaína (TO), no dia 23 de julho, pela FMC Agricultural Solutions, onde também ocorreu a palestra de Jaime Maia, Especialista e Consultor da área. Ele abordou temas como a história dos nematoides, quais cultivos eles comprometem e como e quando podem ser controlados.

O especialista indica que esses parasitos podem ser detectados a partir da variação de tonalidade na plantação. E, com a planta contaminada, não há como tratá-la. “O controle deve acontecer antes do início da cultura, e o Rugby 200 CS é uma alternativa para o controle”, indica.

Segundo o profissional, o nematoide é uma praga de fácil manejo quando comparada a outros riscos susceptíveis em uma lavoura. “Ele se alastra apenas no caso de ser levado para outro local”, explica. Por esse motivo, os agricultores podem precaver a infestação com cuidados simples nos próprios equipamentos. “Eles são espalhados por meio das máquinas, que os carregam nos resquícios de terra infectada. É preciso limpar as engrenagens, principalmente quando se alugam tratores e caminhões para colher e plantar”, alerta.

Por ser consultor na Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), Maia pôde analisar exemplos em que os nematoides afetaram diferentes culturas no mesmo local. “No Mato Grosso do Sul, quem cultiva algodão também planta soja, e a praga atinge as duas culturas.”

 Acompanhe, nas próximas publicações, os assuntos que foram abordados pelo pesquisador durante o evento.

- A história do nematoide e quando foram descobertos.

- A nomenclatura e a sua designação como praga.

- Como as diferentes espécies se alimentam e em quais cultivos são comuns.

- Como usar o nematicida Rugby e em qual momento do plantio. 

 

Blog AnteriorPróxima Blog



Nema News

FMC

A FMC Agricultural Solutions é uma das líderes no fornecimento de inseticidas, herbicidas e fungicidas. Atua principalmente nas culturas de algodão, arroz, batata e outras.

Saiba mais sobre a FMC
Desenvolvido por AM4 - A Internet de Resultados