• Busca:
Blog

Novos resultados controle de nematóides em cana-de-açúcar no Nordeste.

6 de fevereiro de 2012 as 00:00 Postado por: Admin Novos resultados controle de nematóides em cana-de-açúcar no Nordeste.

O cultivo de cana na região Nordeste do Brasil ocorre principalmente em solos de baixa fertilidade natural e textura média/arenosa, além disso, muitas unidades produtoras apresentam altas infestações de nematóides. Com esse cenário o nematicida torna-se uma excelente ferramenta para ganho de produtividade.

O manejo de nematóides na Usina Roçadinho de São Miguel do Campos – AL inicia com a amostragem das áreas de cana que serão renovadas. A amostragem é realizada no período de início das chuvas devido a presença de umidade no solo suficiente para o desenvolvimento das raízes da cana. Após a identificação das áreas com infestação de nematóides é recomendado o uso do nematicida no plantio, a aplicação é realizada no momento da coberta das mudas.

No plantio de verão de 2010/11 da usina Roçadinho foram instaladas três áreas experimentais com o comparativo entre área tratada e testemunha. Na safra 2011/12 estes experimentos foram colhidos. O resultado foi mensurado através de amostragem de pontos e pesagem, porém também podiam ser comprovados visualmente devido a diferença do porte da cana entre a área tratada com nematicida e a testemunha. Foi obtido neste caso um ganho médio de 11 toneladas de cana por hectare.

O ganho de produtividade com o uso de nematicida ocorre pelo controle da população de nematóides, evitando assim os danos ao sistema radicular da planta e também pelo efeito fitotônico do nematicida Furadan, que promove maior crescimento das raízes.

Agradecimentos ao apoio da revenda Agrofield e laboratório ANNA responsável pelo levantamento da infestação de nematóides.

Figura comprovando a diferença do porte da cana entre a área tratada com nematicida e a testemunha na Usina Roçadinho de Alagoas.

Blog AnteriorPróxima Blog



Nema News

FMC

A FMC Agricultural Solutions é uma das líderes no fornecimento de inseticidas, herbicidas e fungicidas. Atua principalmente nas culturas de algodão, arroz, batata e outras.

Saiba mais sobre a FMC
Desenvolvido por AM4 - A Internet de Resultados