• Busca:
Blog

Plantio da cana, momento de atentar para o controle de nematóides.

6 de abril de 2011 as 00:00 Postado por: Admin Plantio da cana, momento de atentar para o controle de nematóides.

O cenário atual favorável para o mercado de açúcar e álcool deve promover aumento dos investimentos em renovação/reforma do canavial e também expansão para novas áreas, aumentando a área plantada em 2011. Na região Centro-Sul o plantio segue atrasado devido às chuvas, já na região Nordeste o plantio inicia com à chegada das chuvas de inverno. Segunda dados da UNICA, a idade média do canavial nas áreas tradicionais do Centro-Sul na safra 2010/11 foi de 3,7, isso devido aos baixos índices de renovação nos últimos anos. A produtividade também deve ser afeta pela falta de chuva em algumas regiões no ano passado.

Convém relembramos da importância do controle de nematóides na ocasião do plantio da cana-de-açúcar. O ataque de nematóides em cana planta resulta nas maiores perdas de produtividade e reduz a longevidade das soqueiras subsequentes. Em um ano no qual as unidades produtoras de açúcar, álcool e energia desejam aumentar seus rendimentos, fica ainda mais evidente a necessidade de controle desta praga.

Em visitas recentes a algumas áreas a serem plantadas em 2011, observamos sintomas do ataque de nematóides. Lembrando que o gênero Meloidogyne, é conhecido por nematóide das galhas, devido ao sintoma de galhas característico nas raízes, e o gênero Pratylenchus, é conhecido por nematóide das lesões radiculares, devido as manchas e lesões nas raízes das plantas. Seguem novas figuras demonstrando os sintomas de ataque no campo:

Blog AnteriorPróxima Blog



Nema News

FMC

A FMC Agricultural Solutions é uma das líderes no fornecimento de inseticidas, herbicidas e fungicidas. Atua principalmente nas culturas de algodão, arroz, batata e outras.

Saiba mais sobre a FMC
Desenvolvido por AM4 - A Internet de Resultados